terça-feira, junho 07, 2005

O meu el dorado...

Sempre que as coisas não estão a correr bem, sempre que parece que o sorriso se vai desvanecer, sempre que (pre) sinto que nuvens vão pairar sobre a minha vida tento pensar em coisas boas, que me transmitam tranquilidade...
O mar consegue mimetizar os meus estados de alma. Melhor, consegue travesti-los de certa forma. Um mar revolto, tanto me pode transmitir desorientação, como força, como garra ou como paixão forte e lancinante. O mar calmo confere-me tranquilidade, mas também monotonia, abulismo... Depende da Cláudia que se senta em frente ao mar...
Apesar de eu e o mar sermos feito da mesma essência, de sentir que faço parte dele e ele de mim, de gostar de mergulhar nele para me aconselhar e sentir-me, a imagem a que recorro para me tranquilizar não tem mar e penso que nem água terá...
Numa das minhas parcas experiências de auto-hipnose e no estudo de estados alterados de consciência em busca de caminhos terapêuticos, num curso que frequentei, a terapeuta induziu-nos um estado de relaxamento que pretendia produzir estados alterados de consciência. Uma das suas induções hipnóticas era a de criarmos uma imagem mental protectora, que nos conferisse paz e tranquilidade. Foi nessa altura que criei a minha e, não obstante os meus caminhos se terem afastado da psicologia em geral e do treino de relaxamento em particular, nunca mais a abandonei.
Quando estou triste, desorientada ou simplesmente inquieta, "vou" até um caminho de pedras, ladeado por campos de flores coloridas, com algumas árvores e um cheiro a coisas boas... Não sei se existe este lugar, se é produto da minha imaginação ou se faz parte das minhas memórias mais remotas. Não faço ideia se vi num filme, numa fotografia. Sei é que lá é a minha casa. Se existir o lugar, é para lá que devo ir para ser totalmente feliz... E é esse "local" que procuro, todos os dias. Aquele lugar, enquanto estado de alma, é o meu el dorado... Acredito que exista. O meu coração que se aquiete porque ele existe certamente e um dia lá chegarei, com um sorriso nos lábios e uma alma em paz...

Sem comentários: