terça-feira, maio 23, 2006

Já começou o apelo ao patriotismo

E começo eu a sentir-me nauseada com essa história.
Desculpem-me todos os que não concordam mas apenas acho isso ridículo! Fazer de uma selecção de futebol um ícone de um país, apelar às bandeirinhas à janela, estudar-se o fundo o hino e... para mim o pior... dizer que quem não está com a selecção faz um crime de lesa-pátria (pfff... palavrinha bolorenta e salazarenta!!) e não é português é de bradar aos céus.
O nosso povinho que se entretenha com o futebol. Eu também costumo entreter-me. Mas eu, sou portuguesa é nos impostos que pago, nas falcatruas que não faço, no pedido de facturas. Não é a ver um jogo de futebol, seja da selecção, seja do meu clube. Esta coisa de se ser português e ter de se apoiar uma selecção para ser patriótico é simplesmente ridículo! É coarctar a vontade de ser diferente. Mas pior, é dizer que há portugueses de primeira e os de segunda.
Ser português não é pôr a bandeirinha à janela e dizer, para bem do país, que a selecção é uma maravilha e por isso não se deve sequer criticá-la.
Ser português não é saber o hino de cor (e eu até o sei).

Eu sou portuguesa, mas apelos bolorentos ao patriotismo é coisa que me repugna.

Sem comentários: