sexta-feira, outubro 07, 2005

Sabem do que não gosto?

Quando alguém do Sul, mais concretamente de Lisboa sabe que sou do Porto e enceta uma conversa deste género comigo:
Alguém: Olá... És do Norte, não és?! [não é que não seja, e não é que não sinta orgulho, mas se sabem que eu sou do Porto o que custa perguntar se sou portuense... parece que estão a diluir a identidade numa área total...]
Eu: Sou do Porto, sim!
A: Ei, o que eu gosto do vosso sotaque....
Eu: Ai sim?!
Ai: Xim, boxês têm, um xotaque engraxado... Tem piáda.... Num é gozo. Curto mesmo!! E os palavrões e tudo.

[em geral e dependendo da pessoa que está à minha frente, enceto um longo silêncio. E por piedade. Tinha que começar a explicar que em cada região há um sotaque, que como há em cada região tem as suas individualidades e, mais ainda, tinha de dizer que juntar sotaque beirão, transmontano, duriense e minhoto não faz de si -sotaque- um!!! Daqui teria de partir para o egocentrismo e umbicalismo e não me apetecia... Quando rematasse que também curtia o sotaque deles, aí lá se ia tudo por água abaixo... Sim porque -aprendam que eu não duro sempre- ELES NÃO TÊM SOTAQUE!!!]

Sem comentários: